Pular para o conteúdo principal

Destaques

Windows 12 pode mudar e mexer com seu bolso caso você queira a atualização ou adquirir indica rumor

O Windows 11 pode ter sido a ultima versão só sistema operacional da Microsoft a ter atualização gratuita, pois, segundo rumor, a atualização para i Windows 12 pode ocorrer mediante pagamento de assinatura. O  rumor é do portal alemão Deskmodder, que ao revirar o código do Windows 11 na versão Canary (do canal de desenvolvedores) encontrou indícios em algumas linhas de código sobre um sistema de assinatura. Indícios nas linhas de código que remetem a um Windows 12 por assinatura (Deskmodder) Ao que tudo indica, o Windows deve ficar parecido com o ChromeOS, no sentido de estar armazenado em nuvem e adaptado para dispositivos de baixo custo. A inteligência artificial (IA) deve continuar, visto que outro rumor indica que a Intel está desenvolvendo processadores compatíveis com o novo sistema operacional e com mais integração com a IA. Oficialmente não existe declarações da empresa de Redmond, nem sobre uma nova versão do Windows e muito menos sobre um sistema operacional por assinatura. M

Sumário no Word 2013 / 2010

Sumário no Word 2013 / 2010

Como fazer sumário no Word 2013 ou 2010



O primeiro passo após o texto pronto ou em andamento é fazer a formatação. Seleciona o texto, selecione Título 1 (para títulos de primeiro nível).

Repetir o processo para todos os títulos e de todos os níveis, lembrando que para títulos de nível 2 selecione Título 2 e assim por diante.
    
Após feita formatação, inserir o sumário. Vá ao espaço que você destinou para inseri-lo, e clique na aba Referências -> Sumário -> Sumário Automático 1.

Seu sumário será criado. Por padrão, é criado 3 níveis e para mudar essa configuração, clique no sumário que acabou de criar, depois em Sumário -> Personalizar Sumário...


Na caixa Mostrar níveis, selecione ou digite a quantidade de níveis que você precisa e clique no botão OK.


Será apresentado uma caixa de diálogo com a pergunta: Deseja substituir o sumário selecionado? Clique no botão sim para atualizar.



Para inserir o sumário de tabela e figura (é o mesmo procedimento), selecione sua tabela ou figura, clique na aba Referências -> Inserir Legenda.


Na janela que abrir, no campo Rótulo, selecione tabela (se for índice de tabela) ou figura (se for índice de figura), no campo Posição escolha se a legenda será inserida em cima ou abaixo, depois clique OK. No campo legenda virá preenchido automático conforme selecionou tabela ou figura.

    

Depois vá ao local onde irá inserir o índice de tabela ou figura e clique na aba Referências -> Inserir Índice de Ilustrações.

No campo Nome da legenda, verifique se esta tabela ou figura, para estar de acordo com a sua escolha e clique OK.
  

Pode-se utilizar a numeração automática ao invés de manual. O primeiro passo é colocar o cursor no título que inicia a numeração e em seguida, na aba Página Inicial -> Lista de vários níveis e selecionar como será feita a numeração. Neste exemplo escolhi a opção de somente números.


O segundo passo é colocar o cursor em cada título que receberá a numeração e clicar em Numeração.

  

Para mudar de nível clique em aumentar Recuo. Você clica em aumentar Recuo conforme o nível do título do seu texto.
    


Depois é só atualizar o seu sumário da seguinte maneira: Selecione seu sumário -> Clique em Atualizar Sumário -> Atualizar índice inteiro e clique OK.
 

Para atualizar o sumário de tabela e figura, clique na aba Referências -> Atualizar Tabela -> Atualizar índice inteiro ou páginas.



O hiperlink é usado para criar referências onde se navega no texto. Assim criando hiperlink facilita a navegação do sumário até o título do seu texto e vice-versa.
Vou começar a criar o hiperlink selecionando a linha do sumário que utilizarei, depois pressiono e seguro a tecla CTRL e aperto e solto a tecla K, depois solta a tecla CTRL, fazendo o famoso CTRL+K.

   

Na janela que abriu, Editar hiperlink, clico em Colocar neste documento e depois seleciono o título correspondente e depois clico OK.


Agora o hiperlink foi criado, e para acessa-lo, pressiono e seguro a tecla CTRL, com o mouse em cima, a seta muda para o desenho de uma mão indicando e clico e solto a tecla CTRL. Agora será direcionado ao título do link.
   

Repetir o processo para cada título. E para voltar ao sumário, selecione o título, CRTL+K, clique em Colocar neste documento e selecione Parte superior do documento. Faz este processo para os títulos que queira que volte ao início do documento com o hiperlink.

Comentários

Postagens mais visitadas