Pular para o conteúdo principal

Destaques

Windows 12 pode mudar e mexer com seu bolso caso você queira a atualização ou adquirir indica rumor

O Windows 11 pode ter sido a ultima versão só sistema operacional da Microsoft a ter atualização gratuita, pois, segundo rumor, a atualização para i Windows 12 pode ocorrer mediante pagamento de assinatura. O  rumor é do portal alemão Deskmodder, que ao revirar o código do Windows 11 na versão Canary (do canal de desenvolvedores) encontrou indícios em algumas linhas de código sobre um sistema de assinatura. Indícios nas linhas de código que remetem a um Windows 12 por assinatura (Deskmodder) Ao que tudo indica, o Windows deve ficar parecido com o ChromeOS, no sentido de estar armazenado em nuvem e adaptado para dispositivos de baixo custo. A inteligência artificial (IA) deve continuar, visto que outro rumor indica que a Intel está desenvolvendo processadores compatíveis com o novo sistema operacional e com mais integração com a IA. Oficialmente não existe declarações da empresa de Redmond, nem sobre uma nova versão do Windows e muito menos sobre um sistema operacional por assinatura. M

Sumário OpenOffice 4

Sumário OpenOffice 4

Como fazer sumário no OpenOffice 4

O primeiro passo após o texto pronto ou em andamento é fazer a formatação. Seleciona o texto, selecione Título 1 (para títulos de primeiro nível).


Repetir o processo para todos os títulos e de todos os níveis, lembrando que para títulos de nível 2 selecione Título 2 e assim por diante.


Para níveis acima de 4, clique em mais, o ultimo itenm da caixa Aplicar estilo:




Após feita formatação, inserir o sumário. Vá ao espaço que você destinou para inseri-lo, e clique no menu Inserir → Índices e sumários → Índices e sumários.


Abrirá a janela Inserir Índice/Sumário. Neste exemplo, deixarei as configurações padrão. Clico OK e o sumário será criado.



Para inserir o sumário de tabela e figura (é o mesmo procedimento), clique na sua tabela ou figura, clique no menu Inserir -> Legenda.


Abrirá a janela Legenda, confirma se caixa Categoria esta selecionado Tabela ou Ilustra, conforme sua necessidade e clique OK.



Depois vá ao local onde irá inserir o índice de tabela ou figura e clique no menu Inserir → Índices e sumários → Índices e sumários. Na janela Inserir Índice / Sumário, no campo Tipo, selecione o tipo de sumário / índice que você irá colocar: Índice de tabelas ou Índice de ilustrações. Clique em OK para finalizar.



Pode-se utilizar a numeração automática ao invés de manual. O primeiro passo é colocar o cursor no título que inicia a numeração e em seguida, em Ativar / Desativar numeração (F12) .


As numerações serão inseridas automaticamente. Para os próximos níveis, na caixa de ferramentas que abrirá, clique em Marcadores e numeração. Você pode escolher conforme sua necessidade, neste exemplo, selecionei a opção Numérico com todos os sub níveis e cliquei OK.




 Para atualizar o sumário e sumário de tabela e figura, clique com o botão direito do mouse em cima do sumário (para cada sumário que queira atualizar) e clique em Atualizar Índice / Sumário.





Veja o vídeo no endereço: http://youtu.be/45n45HWZVL8

Comentários

Postagens mais visitadas