Pular para o conteúdo principal

Hospital na França transfere pacientes após ataque hacker

O Hospital André-Mignot, que fica nos arredores de Paris, teve seus computadores infectados com ransomware e foram desligados, junto com suas comunicações. Por causa do incidente, seis pacientes foram transferidos da unidade neonatal e terapia intensiva para outras unidades de saúde. O código malicioso fez o hospital parar de funcionar em algumas partes e estava fazendo apenas exames e consultas. Hospital André Mignot - Versailles Um resgate foi pedido, mas sem um valor exato e segundo Richard Delepierrre, co-presidente do conselho de supervisão, o hospital não pretende pagar nenhum valor ao hacker. O ataque ocorreu em 4 de dezembro. O Hospital André Mignot é mais um exemplo do aumento de ataques hacker com ransomware a hospitais. O governo dos EUA fez alertas sobre o risco de ataques de cyber criminosos, pois organizações médicas e de saúde pública por lá, também tem sofrido com estes crimes. Fonte: VNExpress

O que é vírus em dispositivos eletrônicos? Isso e muito mais

Assim como os humanos, que ficamos doentes com infecção viral, bacteriana, os dispositivos eletrônicos também podem sofrer infecções. 

Os sintomas mais comuns são lentidão, travamento e perda do acesso ao sistema. 

E os dispositivos eletrônicos mais comuns em que esses problemas ocorrem são os computadores e celulares, por sua popularização.

Abaixo vou deixar o nome e a descrição de cada um males que um computador e celular pode se infectar:

Malware

    É a combinação das palavras inglesas malicious e software, em tradução livre programa malicioso. Muitas vezes é usado de forma genérica para designar que seu computador esta doente, e de um modo geral, esses programas que prejudicam são malware, os outros são subcategorias, ou melhor dizendo, tem uma atuação mais específica.

Vírus

    Recebe este nome pela sua capacidade de se auto replicar, fazer cópias de si mesmo e precisa de um programa hospedeiro. O vírus geralmente causa danos, rouba dados e informações, modifica o sistema operacional (por exemplo para forçar que ele mesmo seja inicializado quando você liga o computador).
    É necessário que o usuário execute o vírus uma vez para que ele entre em ação.

Worm

    Em tradução livre é verme. O worm não precisa que o usuário faça nenhuma ação para que seu dispositivo seja infectado. Ele explora falhas de segurança (exploit) no sistema operacional, programas e apps. Se propaga pela rede.

Cavalo de Troia

 Ou trojan, na forma abreviada, exige uma ação do usuário. Ele vem escondido através de um conjunto de funções desenvolvido para executar ações indesejadas. Geralmente é associado a roubo de dados.
    Como ele vem escondido, seja para o bem, quanto para o mal, por isso essa referencia.

Backdoor

    Ou porta dos fundos, abre um acesso remoto para que seu dispositivo seja acessado sem que você autorize. As atividades mais comuns são como baixar um novo malware, roubo de dados, enviar spam ou fazer ataques de negação de serviço (DoS).

Adware

    Este aqui fica exibindo anúncios indesejado e às vezes, levando o navegado a abrir os sites dos anúncios.

Spyware

    Spy, do inglês espião, esta relacionado com o monitoramento de navegação, roubo de informações pessoais, modificação de configurações do computador.

Downloaders

    São programas maliciosos que instalam outros programas maliciosos.

Ransomware

    "Sequestra" o dispositivo (computador ou celular) e depois pede "resgate" para liberar. A pessoal do mal torna o sistema inacessível para o usuário e assim que o usuário pague a quantia solicitada, o sistema é liberado. 

Rootkit

    Ele é mais focado no sistema operacional, fazendo alterações no sistema a ponto de passar desapercebido até por programas antivírus, conseguindo se esconder a ponto de não ser mostrado na lista dos programas executados.
    
Lembre-se que a melhor na maneira de se prevenir é conter a curiosidade e manter um antivírus rodando.

*****************************************************
Imagem na Teia nas redes sociais:

Blog - http://imagemnateia.blogspot.com
YouTube - https://www.youtube.com/Imagemnateia
Twitter - @imagemnateia
Instagram - @imagemnateia
Google+ - plus.google.com/+ImagemnateiaBlogspot


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como salvar a visualização de foto - vídeo do visto uma vez do WhatsApp

 Em outubro de 2021 publicamos aqui no blog , como usar o visto uma do WhatsApp, recurso que permite visualizar uma única vez, fotos ou vídeos e hoje vai uma dica rápida para salvar essas fotos e vídeos de visualização únicas. Como o WhatsApp não salva esta mídia na galeria, existem duas maneiras de você ter uma cópia desse conteúdo: com seu celular ou com outro celular/câmera. Como as mensagens visto uma vez vem identificado o tipo de mídia, fica mais fácil.  Se a mídia for foto/imagem, quando você abrir, faça um print da tela. No Android, na maioria, aperte o botão power (liga/desliga) junto com o botão de volume para baixo. No iPhone, os modelos com Face ID, pressione o botão lateral e o botão Aumentar Volume ao mesmo tempo, e modelos com pressione o botão power (liga/desliga) e o botão de Início ao mesmo tempo. Você pode também com outro celular ou câmera, tirar uma foto da tela. Para vídeo, você pode gravar a tela. No Android, modelos com Android 10 ou superior, já vem com es

Linha pontilhada no sumario - Google Docs

Neste vídeo mostro como colocar a linha pontilhada entre o tópico e o número da pagina no sumário do Google Docs. Assista também em nosso canal no YouTube, através do link: https://youtu.be/GUISVbdhQ0E ***************************************************** Imagem na Teia Blog - http://imagemnateia.blogspot.com.br YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCti_veKz3nJCjNWrA1MVqpw Twitter - @imagemnateia Instagram - @imagemnateia Google+ - plus.google.com/+ImagemnateiaBlogspot Vídeo aula, tecnologia, tutoriais, dicas, como fazer. *****************************************************