Pular para o conteúdo principal

Destaques

Windows 12 pode mudar e mexer com seu bolso caso você queira a atualização ou adquirir indica rumor

O Windows 11 pode ter sido a ultima versão só sistema operacional da Microsoft a ter atualização gratuita, pois, segundo rumor, a atualização para i Windows 12 pode ocorrer mediante pagamento de assinatura. O  rumor é do portal alemão Deskmodder, que ao revirar o código do Windows 11 na versão Canary (do canal de desenvolvedores) encontrou indícios em algumas linhas de código sobre um sistema de assinatura. Indícios nas linhas de código que remetem a um Windows 12 por assinatura (Deskmodder) Ao que tudo indica, o Windows deve ficar parecido com o ChromeOS, no sentido de estar armazenado em nuvem e adaptado para dispositivos de baixo custo. A inteligência artificial (IA) deve continuar, visto que outro rumor indica que a Intel está desenvolvendo processadores compatíveis com o novo sistema operacional e com mais integração com a IA. Oficialmente não existe declarações da empresa de Redmond, nem sobre uma nova versão do Windows e muito menos sobre um sistema operacional por assinatura. M

Google Planilha: Referências de células – Absolutas, Relativas e mistas

 As células podem fazer referências a outras células, através da sua posição que é determinada pelo encontro da coluna com a linha, por exemplo A1, e com isso, você pode usar o valor de outra célula em sua fórmula ou função.

E essa referência pode ser usada de três maneiras: a absoluta, a relativa e a mista.

Começando a explicação pela referência relativa, sendo aquela que você coloca a posição da célula e essa posição é deslocada conforme você vai arrastando a fórmula ou função para outras células ou no copiar e colar a fórmula.

Células com referência relativa pode atualizar o valor da linha ou da coluna, conforme é deslocada, atualizando conforme a sua posição.

Veja a planilha exemplo.



 Na célula D2 tem uma referência relativa, atribuindo a célula D2 o valor da célula B8.

Outro exemplo está na célula F2.



 Ela faz referência a valores das células E2 e B2 para uso em uma fórmula e quando clico, seguro e arrasto a alça da célula para baixo, os valores das linhas são atualizados automaticamente.


 Observe que as colunas E e B foram mantidas e as linhas foram atualizadas conforme foi mudando.

Isso aconteceu porque arrastei para baixo, mantendo a coluna e mudando as linhas. Se a planilha exemplo tivesse dados que precisassem ser arrastado pela linha, na horizontal, você veria que a linha permaneceria e as colunas seriam atualizadas.

Nas células com referência absoluta, a referência fica travada, não atualizando a linha e coluna, conforme você vai usando em outras células, quando você arrasta na alça da célula.

E a célula com referência absoluta usa o símbolo do $.

 Na célula D3, observe que antes do 8 tem o $, que significa que a coluna B pode mudar quando arrastada para os lados, mas a linha 8 não muda, independente do lado que você arrasta.


 Como você deve ter observado, não há valores nas células B9 e B10, por isso foi travado a célula linha 8 da coluna B.

Abaixo vou mostrar um exemplo de como fica se a célula linha 8 não estivesse travada.



 E se tivesse uma fórmula, seria apresentado um erro como abaixo.



 E nas referências mistas, você encontrará as referências absoluta e relativa na mesma célula, na mesma fórmula, na mesma função.


 E assim você mescla informações que você precisa de uma célula ou intervalo específico com, informações que precisam ser utilizadas conforme a linha ou a coluna que a fórmula ou a função está.

Abaixo segue como ficou a planilha com todas as fórmulas.




 Por este tutorial é só.

Espero ter ajudado.

E até o próximo tutorial.


Índice

Anterior - Google Planilha: Agrupando linhas e colunas

Próximo -  Google Planilha Movendo, copiando e colando dados


*****************************************************
Imagem na Teia na Internet

Blog - http://www.imagemnateia.com/
YouTube - https://www.youtube.com/Imagemnateia


Comentários

Postagens mais visitadas