Pular para o conteúdo principal

Destaques

Windows 12 pode mudar e mexer com seu bolso caso você queira a atualização ou adquirir indica rumor

O Windows 11 pode ter sido a ultima versão só sistema operacional da Microsoft a ter atualização gratuita, pois, segundo rumor, a atualização para i Windows 12 pode ocorrer mediante pagamento de assinatura. O  rumor é do portal alemão Deskmodder, que ao revirar o código do Windows 11 na versão Canary (do canal de desenvolvedores) encontrou indícios em algumas linhas de código sobre um sistema de assinatura. Indícios nas linhas de código que remetem a um Windows 12 por assinatura (Deskmodder) Ao que tudo indica, o Windows deve ficar parecido com o ChromeOS, no sentido de estar armazenado em nuvem e adaptado para dispositivos de baixo custo. A inteligência artificial (IA) deve continuar, visto que outro rumor indica que a Intel está desenvolvendo processadores compatíveis com o novo sistema operacional e com mais integração com a IA. Oficialmente não existe declarações da empresa de Redmond, nem sobre uma nova versão do Windows e muito menos sobre um sistema operacional por assinatura. M

RG Digital: o que é e como solicitar

Lá pelos idos de 1997, foi criada o número único do Registro de Identidade Civil, identificando suas relações com a sociedade e com organismos governamentais e privados.

Em 2009 foi criado o Cadastro Nacional de Registro de Identificação Civil.

E em 2017 com a criação da Identificação Civil Nacional (ICN), a proposta de modernização do Estado começa a criar corpo e a sair do papel, usando a base de dados do TSE.

2021 foi o ano que o Comitê Gestor apresenta a estrutura e o processo de construção da Politica Nacional de Modernização do Estado (Moderniza Brasil).

 A ampliação da cidadania digital ocorreu no começo de 2022 com a parceria entre o TSE e o governo federal, com a Serpro como operador da Identificação Civil Nacional. Alguns dias após este evento, o governo federal anuncia o novo RG que usará o número do CPF como identificação única dos cidadãos.

Oque é o novo RG Digital


É um RG normal, tirado na secretaria de Segurança Pública, como fazemos hoje só que em vez de cada estado gerar um registro, este terá um único número, o CPF, e com mais recursos de segurança.

Benefícios

Prevenção contra fraudes


Com o RG de número único, não será mais possível a criação de um RG com número diferente, hoje sendo possível ter até 27 diferentes, se registrado em cada estado. Autenticado por QR Code e código MRZ.


Um único documento para RG e CPF


Para quem tirar a documentação pela primeira vez, a secretaria de Segurança Pública fara o registro do CPF também junto a Receita Federal.


    


 Digital


Além cópia física, em papel, o novo RG pode ser baixado tanto no Android quanto no iOS.


O documento pode ser usado no Mercosul


O novo RG pode ser usado nas viagens pelo Mercosul, devido a inclusão do código no padrão internacional (código MRZ, o mesmo do passaporte).


Prazo de validade


Para crianças de 0 a 12 anos o prazo de validade será de 5 anos. Para quem tem entre 12 e 60 anos, o prazo será de 10 anos. Acima de 60 o prazo é indeterminado.


Como solicitar


A emissão da Carteira de Identidade é feita de forma presencial. Para fazer o seu RG único, é necessário ir ao órgão emissor da sua cidade e levar a certidão de nascimento ou casamento.


Em seguida, o órgão emissor validará o cadastro com a plataforma Gov.br e informará o prazo para retirar a versão física do documento. Após a retirada, você também poderá acessar a Carteira de Identidade Digital pelo celular, com o aplicativo Gov.br, na área “Carteira”.


06/03/2023

É o prazo que os órgãos emissores têm para regularizarem o cadastro e a emissão da nova Carteira de Identidade.


Conclusão

O novo RG Digital é uma ideia antiga do Estado em realizar a sua modernização e que agora o cidadão começa a ver a sua implementação.

O número único, proporcionará mais segurança contra fraudes, visto que não terá mais um número por estado.

Poderá ser usado em suas viagens ao exterior, ao menos no Mercosul, por enquanto, por contar com o código que é usado nos passaportes.

E não esquecendo que pode ser baixado no Android e no iOS.


Compartilhe esse artigo com seus amigos!



LEI Nº 9.454, DE 7 DE ABRIL DE 1997.
https://encurta.eu/6PEkgL


LEI Nº 12.058, DE 13 DE OUTUBRO DE 2009, Art. 16.
https://encurta.eu/qVqwQ1VQMH


LEI Nº 13.444, DE 11 DE MAIO DE 2017.
https://encurta.eu/Qer09Mq


Comitê Gestor da Identidade Civil Nacional faz primeira reunião do ano
https://encurta.eu/9pZDQc7LX


DECRETO Nº 10.609, DE 26 DE JANEIRO DE 2021
https://encurta.eu/zdA41


TSE lança nova etapa de implementação do DNI, a identidade digital dos brasileiros
https://encurta.eu/H3hSDvaDYq


TSE lança nesta terça (8) nova etapa de implementação do Documento Nacional de Identidade (DNI)
https://encurta.eu/Oyvh6iCw


Governo lança carteira nacional de identidade com registro único
https://encurta.eu/EnSA1


Decreto presidencial cria RG com número único para todo o país
https://encurta.eu/ddOLQ


DECRETO Nº 10.977, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2022
https://encurta.eu/mi2t6


Decreto presidencial cria RG com número único para todo o país
https://encurta.eu/xbYWHdB



DIVULGAÇÃO AFILIADA: Este vídeo e descrição ou texto, podem conter links de afiliados, o que significa que, se você clicar em um dos links de produtos, receberei uma pequena comissão. Não colocarei aqui nada que não tenha verificado e / ou usado pessoalmente.

Comentários

Postagens mais visitadas