Pular para o conteúdo principal

Destaques

Windows 12 pode mudar e mexer com seu bolso caso você queira a atualização ou adquirir indica rumor

O Windows 11 pode ter sido a ultima versão só sistema operacional da Microsoft a ter atualização gratuita, pois, segundo rumor, a atualização para i Windows 12 pode ocorrer mediante pagamento de assinatura. O  rumor é do portal alemão Deskmodder, que ao revirar o código do Windows 11 na versão Canary (do canal de desenvolvedores) encontrou indícios em algumas linhas de código sobre um sistema de assinatura. Indícios nas linhas de código que remetem a um Windows 12 por assinatura (Deskmodder) Ao que tudo indica, o Windows deve ficar parecido com o ChromeOS, no sentido de estar armazenado em nuvem e adaptado para dispositivos de baixo custo. A inteligência artificial (IA) deve continuar, visto que outro rumor indica que a Intel está desenvolvendo processadores compatíveis com o novo sistema operacional e com mais integração com a IA. Oficialmente não existe declarações da empresa de Redmond, nem sobre uma nova versão do Windows e muito menos sobre um sistema operacional por assinatura. M

Adicionando filtros e camadas

 Adicionando filtros e camadas

Como inserir filtros e camadas no GIMP


 Nesta postagem vamos falar de filtros e camadas. Para começar, os filtros são ferramentas especiais, projetadas para terem uma imagem ou camada como entrada, aplicar um efeito (algorítimo matemático), que retorna com a imagem modificada.

Vamos traduzir a teoria acima em um exemplo prático. Na postagem passada vimos como cortar uma imagem, agora você quer acrescentar uma borda nesta imagem. Com o filtro, fica mais fácil de fazer, e iniciamos com um clique no Filtros, é aqui que estão os efeitos. Depois clique Decorar e adicionar borda.



 A janela abrirá.



 Você pode determinar o tamanho da borda do eixos X e Y, escolher a cor da borda e influência da iluminação na cor.

Com os valores padrão, a borda fica como abaixo:



 Mas vamos alterar.

Vamos deixar a borda mais grossa no eixo X (vertical, superior e inferior), mais fina no eixo Y (horizontal, laterais) e aumentar a iluminação.



 Não ficou bom para esta imagem. Serei mais coerente nos valores e escolher outra cor.



 Vamos incluir mais um filtro, desta o de chanfro, que está no menu Filtro, Decorar.



 Abrirá a janela de configuração.



 Em espessura do chanfro, você especifica o tamanho que ficará o efeito (parece que imagem fica dentro da borda), trabalhar em uma cópia, gera um novo arquivo com o efeito aplicado e manter camada relevo, dará um efeito meio arredondado.

Abaixo esta a imagem como ficou com os parâmetros padrões:



 E agora aumentarei a espessura, vou desmarcar trabalhar em uma cópia e selecionar manter camada de relevo.



 Agora vamos ver as camadas. A camada permite que o trabalho que você está fazendo tenha vários esboços, adicione plano de fundo e fazer uma imagem composta de várias imagens.



 Acima podemos ver que o filtro da borda adicionou uma camada. E para adicionar uma camada, clique na folha com o sinal de mais.



 A janela de Criar uma nova camada abrirá.



 E você pode nomear a camada, etiquetar e muito mais, veremos mais detalhes em postagens futuras. Agora clica OK.



 Na próxima postagem, vamos falar sobre desenhar no GIMP e um pouco mais de detalhe da camada.

Por este tutorial é só,

E até o próximo.


Índice


Anterior - Redimensionando e cortando imagens

Próximo -  Desenhando no GIMP



    


Comentários

Postagens mais visitadas