Pular para o conteúdo principal

Destaques

Windows 12 pode mudar e mexer com seu bolso caso você queira a atualização ou adquirir indica rumor

O Windows 11 pode ter sido a ultima versão só sistema operacional da Microsoft a ter atualização gratuita, pois, segundo rumor, a atualização para i Windows 12 pode ocorrer mediante pagamento de assinatura. O  rumor é do portal alemão Deskmodder, que ao revirar o código do Windows 11 na versão Canary (do canal de desenvolvedores) encontrou indícios em algumas linhas de código sobre um sistema de assinatura. Indícios nas linhas de código que remetem a um Windows 12 por assinatura (Deskmodder) Ao que tudo indica, o Windows deve ficar parecido com o ChromeOS, no sentido de estar armazenado em nuvem e adaptado para dispositivos de baixo custo. A inteligência artificial (IA) deve continuar, visto que outro rumor indica que a Intel está desenvolvendo processadores compatíveis com o novo sistema operacional e com mais integração com a IA. Oficialmente não existe declarações da empresa de Redmond, nem sobre uma nova versão do Windows e muito menos sobre um sistema operacional por assinatura. M

Cortar, endireitar e restaurar a perspectiva

Cortar, endireitar e restaurar a perspectiva

Como cortar, endireitar e restaurar a perspectiva no GIMP


 Algumas vezes as fotos que gostamos acaba não sendo aquela tirada no melhor ângulo, necessitando de alguns ajustes. E nesta postagem vamos aprender a como cortar, endireitar e restaurar a perspectiva de uma foto.

Vamos a foto de exemplo.


 Foto para cortar, endireitar e restaurar a perspectiva


 Esta foto precisa de ajustes e vamos começar por endireitar a foto. Comece selecionando a ferramenta de ajustes. A tecla de atalho Shift + M é outro modo de acessá-la.



 Usando o zoom, seja na barra de status, ou seja segurando a tecla CTRL + vire a roda do mouse, amplie a imagem para que seja mais fácil encontrar um ângulo para fazer o ajuste. Neste caso vou usar como referência a borda esquerda da foto e mesa para orientar e pegar a medida de quantos graus precisa para endireitar a foto.


 Selecionando o zoom

 Com a ferramenta de medida selecionada, clique, segura e arrasta até conseguir um bom ângulo de orientação.


 Usando a ferramenta de medida


 Agora eu sei que para a imagem ficar reta, preciso ajustar 24,44 graus.

Agora posso voltar o zoom para visualizar a imagem inteira e seleciono a ferramenta de Rotação.


 Selecionando a ferramenta de Rotação

 Agora clica na imagem e vamos inserir o ângulo que precisa ser corrigido. Lembrando que se for colocar o valor de 24,44, a foto gira para a direita (sentido horário). Se for colocado -24,44, a foto gira para a esquerda (anti-horário).

Neste caso vou inserir o valor como negativo, -24,44 .


 Alterando o ângulo da foto


 Que vai ter o resultado abaixo.


 Imagem depois de rotacionada


 Se você teve dificuldade, seleciona a grade em Visualizar e depois Exibir grade.






 Importante notar que quando a ferramenta de Rotação está selecionada e na foto, aparece um círculo com uma cruz no meio. Este símbolo é do eixo de rotação, se você mudar, você muda como a foto rotacionará.




 E caso precise mudar o eixo de rotação mais rápido, clique nos nós que estão em cima do botão Rotacionar.

Agora vou cortar a foto selecionando a ferramenta de corte ou pressionando a tecla Shift + C.



 Agora seleciono a área da foto que deve permanecer.



 Nas bordas da seleção, é possível fazer um ajuste mais fino, se precisar. Agora pressione a tecla Enter.



 E agora clique na ferramenta de Perspectiva ou pressiona as teclas Shift + P.



 Não se preocupe, a foto ainda está cortada, mas a ferramenta abre a imagem inteira e às vezes pode ser necessário ajustar o zoom (aumentar ou diminuir) para ver as alças.



 Agora é só clicar em cima da alça que você quer mexer e fazer o ajuste conforme julgue necessário. Terminando, clique em no botão Transformar. Lembre-se que a grade pode ajudar.




 E o botão Reajustar melhora a posição das alças, (colocando no tamanho da imagem).



Antes

Depois

 Por este tutorial é só,

Espero ter ajudado e até o próximo.


Índice

Anterior - Desenhando no GIMP

Próximo -  Corrigindo exposição e balanço de cor


    



DIVULGAÇÃO AFILIADA: Este vídeo e descrição ou texto, podem conter links de afiliados, o que significa que, se você clicar em um dos links de produtos, receberei uma pequena comissão. Não colocarei aqui nada que não tenha verificado e / ou usado pessoalmente.

Comentários

Postagens mais visitadas