Pular para o conteúdo principal

Destaques

Minha Opinião Sincera sobre as IAs: Incrível ou Preocupante?

Minha Opinião Sincera sobre as IAs: Incrível ou Preocupante? Assista no Youtube  https://youtu.be/c2aYNtGGeHg Nos últimos meses, testei praticamente todas as principais inteligências artificiais disponíveis: ChatGPT, Copilot, Gemini, Grok, Deepseek, Kling.AI, Leonardo.Ai... Nesse período, percebi duas coisas: o quanto essa tecnologia pode ser transformadora — e o quanto ela exige atenção e responsabilidade. O que me impressiona na IA Hoje, com o uso de IAs, minha forma de pesquisar e trabalhar mudou radicalmente. O que antes levava horas em buscadores agora é resolvido em minutos com conversas contextuais. O Gemini, por exemplo, já substitui o assistente Google em várias tarefas e vai além com interações mais ricas. Além disso, a IA funciona como uma assistente versátil: gera ideias, revisa textos, analisa planilhas e contratos, sugere roteiros e ajuda até com dúvidas jurídicas, contábeis e de marketing. Tudo isso, claro, com a supervisão de um profissional humano quando necessário...

Google Planilha: funções sugeridas

 Nos dois últimos tutoriais falei sobre fórmulas e funções e aprendeu a como montar uma fórmula e a usar uma função.

Se você realizou algum teste ou usou alguns dos exemplos, deve ter notado que quando você começa a digitar a função, o Google Planilha faz algumas sugestões de funções, logo após o sinal de =, enquanto você digita o nome da função.



 O que o Google Planilha está fazendo é sugerir nomes de funções que você talvez queira usar, assim você localiza mais rapidamente.

É um processo de predição e além de fazer a sugestão, aparece abaixo um breve explicação sobre o que a função faz de um modo resumido.

No exemplo da imagem acima, se você percorrer o menu usando as setas para cima e para baixo do teclado, cada item selecionado mostrará o que faz.

Caso você clique em algum item sugerido ou pressione a tecla Tab, aparecerá mais informações sobre aquela função em específico. Além do resumo do que faz, aparece como usar.




 E se você clicar em Saiba mais, no canto direita da página aparecerá um tutorial completo sobre aquela função, incluindo exemplos.




 Ok, os exemplos mostrados foram feitos com base na digitação da função na célula que quero o resultado mas e se eu selecionar a célula e quiser digitar a função na barra de fórmulas?

Não tem problema, o Google planilha continua sugerindo funções de maneira preditiva, se eu clicar na função, continua aparecendo o como utilizar.






 Agora fica mais fácil e você já nem precisa mais acessar aquele link de funções que deixei no tutorial anterior.

Por este tutorial é só,

Espero ter ajudado,

E até o próximo tutorial.



*****************************************************
Imagem na Teia na Internet

Blog - http://www.imagemnateia.com/
YouTube - https://www.youtube.com/Imagemnateia


Comentários

Postagens mais visitadas