Pular para o conteúdo principal

Destaques

Minha Opinião Sincera sobre as IAs: Incrível ou Preocupante?

Minha Opinião Sincera sobre as IAs: Incrível ou Preocupante? Assista no Youtube  https://youtu.be/c2aYNtGGeHg Nos últimos meses, testei praticamente todas as principais inteligências artificiais disponíveis: ChatGPT, Copilot, Gemini, Grok, Deepseek, Kling.AI, Leonardo.Ai... Nesse período, percebi duas coisas: o quanto essa tecnologia pode ser transformadora — e o quanto ela exige atenção e responsabilidade. O que me impressiona na IA Hoje, com o uso de IAs, minha forma de pesquisar e trabalhar mudou radicalmente. O que antes levava horas em buscadores agora é resolvido em minutos com conversas contextuais. O Gemini, por exemplo, já substitui o assistente Google em várias tarefas e vai além com interações mais ricas. Além disso, a IA funciona como uma assistente versátil: gera ideias, revisa textos, analisa planilhas e contratos, sugere roteiros e ajuda até com dúvidas jurídicas, contábeis e de marketing. Tudo isso, claro, com a supervisão de um profissional humano quando necessário...

Google Planilha O que são funções

 Assim como as fórmulas, as funções são para automatizar cálculos, sendo para um uso específico e que está pronto. Pode ser também definido como um conjunto de palavras-chave que usamos para um trabalho em específico que contém uma sintaxe / critérios para seu uso.

Você pode usar uma função em específico ou várias combinações de funções, incluindo combinações com fórmulas.

Para usar a função, usamos o sinal de igual, como na fórmula, e digitamos o nome da função que você vai usar e dentro do parenteses, digitamos as informações conforme a sintaxe / critério.

A Google disponibiliza um site (https://support.google.com/docs/table/25273?hl=pt-BR) com a relação das funções e como usá-las.

Por exemplo, vamos falar da função =SOMA()

Imagine que você queira soma os valores das células A1, A2, A3 e A4. Usando a função SOMA vai ficar assim, na célula que você quer o resultado desta soma:

=SOMA(A1:A4)

Bem, você pode digitar ou clicar na célula, segurar o botão do mouse pressionado e arrastar sobre as células que você quer somar. Outra maneira de fazer este procedimento é clicar na primeira célula e segurando a tecla shift, de um clique na última célula da sequência que você quer somar.

Este padrão, A1:A4, significa célula inicial (Coluna/Linha) separador : célula final (Coluna/Linha) e você está informando para a função, qual célula que ela deve começar e em qual ela deve terminar.

Se você quiser, por exemplo somar toda a coluna A e B, ficaria Assim:

=SOMA(A:B)

E caso a soma estiver fora de uma sequência, por exemplo, você quer somar os valores de A1 até A4, depois B3 e C4.

=SOMA(A1:A4;B3;C4)

Então o separador será o ponto e vírgula (;).

Note que, apesar de estarmos falando da função SOMA(), estes conceitos de inserção de dados, são válidos para demais funções, como início e fim de sequência, valores fora da sequência.

E você pode usar um número direto, como se fosse uma fórmula também:

=SOMA(1+2+3+4) ou =SOMA(A1:A4;6;2)

Por este tutorial é só,

Espero ter ajudado,

E até o próximo.



*****************************************************
Imagem na Teia na Internet

Blog - http://www.imagemnateia.com/
YouTube - https://www.youtube.com/Imagemnateia


Comentários

Postagens mais visitadas