Pular para o conteúdo principal

Destaques

Minha Opinião Sincera sobre as IAs: Incrível ou Preocupante?

Minha Opinião Sincera sobre as IAs: Incrível ou Preocupante? Assista no Youtube  https://youtu.be/c2aYNtGGeHg Nos últimos meses, testei praticamente todas as principais inteligências artificiais disponíveis: ChatGPT, Copilot, Gemini, Grok, Deepseek, Kling.AI, Leonardo.Ai... Nesse período, percebi duas coisas: o quanto essa tecnologia pode ser transformadora — e o quanto ela exige atenção e responsabilidade. O que me impressiona na IA Hoje, com o uso de IAs, minha forma de pesquisar e trabalhar mudou radicalmente. O que antes levava horas em buscadores agora é resolvido em minutos com conversas contextuais. O Gemini, por exemplo, já substitui o assistente Google em várias tarefas e vai além com interações mais ricas. Além disso, a IA funciona como uma assistente versátil: gera ideias, revisa textos, analisa planilhas e contratos, sugere roteiros e ajuda até com dúvidas jurídicas, contábeis e de marketing. Tudo isso, claro, com a supervisão de um profissional humano quando necessário...

CRISPR, o que é? Faz em Casa?

CRISPR, o que é? Faz em Casa?

O CRISPR (pronuncia crisper)  junto com uma proteina, age como uma tesoura molecular

 CRISPR (Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats), cuja a pronuncia é crisper), que é uma ferramenta que permite alterar as sequências de DNA.

Entre as aplicações inclui corrigir defeitos genéticos, tratar e prevenir a propagação de doenças.


 Foto de Edward Jenner no Pexels


 A Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas, são trechos especializados de DNA, associada a uma proteína que age como um par de tesouras moleculares, capaz de cortar fitas de DNA.

A tecnologia CRISPR é composto de dois componentes, uma proteína e um RNA guia. O CRISPR pesquisa o DNA do organismo em busca de uma determinada sequência codificada pelo RNA guia, que contém uma sequência inversa do DNA alvo. A proteína abre o DNA, separa as fitas duplas da hélice em uma área pequena e o RNA guia emparelha com uma das suas fitas.

A proteína Cas9 é a mais conhecida, mas existem outras como a dCas9, Cas12a e CasX.

Certo, não é para qualquer um, mas Josiah Zayner (ex-bioquímico da NASA), tem uma empresa (The Odin) que vende kit de CRISPR que você pode, ou não (não sei informar como é a legislação brasileira sobre o assunto), usar em casa e fazer suas próprias experiências genéticas. Na página de venda do kit tem um manual (protocolo de experimento).

A revista Scientific American testou o kit e chegou a conclusão que é de fácil uso e que ainda não há riscos, segundo os especialistas entrevistados pela revista.

E os experimentos, faz em casa?

Sim, mas ao fazer a leitura do relato da Scientific American, você precisa ter um conhecimento na área (talvez um pouquinho mais aprofundado), e só seguindo o manual o do produto não vai te levar tão longe nos experimentos. Outro fato importante é que o kit torna o custo mais viável para a pesquisa e mais acessível para os interessados nesta área.

Fonte: Live Science, The Guardian, Scientific American, Kit CRISPR The Odin, Kit CRISPR Amazon, CropLife Brasil


DIVULGAÇÃO AFILIADA: Este vídeo e descrição ou texto, podem conter links de afiliados, o que significa que, se você clicar em um dos links de produtos, receberei uma pequena comissão. Não colocarei aqui nada que não tenha verificado e / ou usado pessoalmente.

Comentários

Postagens mais visitadas