Pular para o conteúdo principal

Destaques

Inteligência Artificial 2025: O Ano em que a IA Deixou de Ser Hype

Inteligência Artificial 2025: O Ano em que a IA Deixou de Ser Hype Descubra o que mudou na inteligência artificial em 2025: dos novos modelos como o GPT-5 à sua integração total no dia a dia. Ilustração mostrando uma rede neural abstrata se integrando a dispositivos do dia a dia, simbolizando as mudanças da inteligência artificial em 2025. - Gerado pelo Grok Durante anos, o debate sobre o futuro da tecnologia foi dominado por promessas e especulações. Contudo, o que mudou na inteligência artificial em 2025 foi a velocidade com que o futuro chegou. Este não foi apenas mais um ano de avanços incrementais; foi o período em que a IA generativa se consolidou como uma força onipresente e tangível, migrando dos laboratórios de pesquisa para o centro de nossas vidas digitais. A chegada de modelos de linguagem de nova geração e sua integração nativa em sistemas operacionais transformaram radicalmente a interação humano-máquina, enquanto o debate ético e regulatório amadureceu à força. A Nova G...

Teledriving: Startup alemã é a primeira da Europa a colocar um carro sem motorista nas ruas

Enquanto a inteligência artificial não dirige oficialmente pelas ruas da Europa, a startup Vay coloca carros sem motorista pelas ruas de Hamburgo.


A startup esta usando uma tecnologia que ela chama de teledriving, em que motoristas remotos (os teledrivers) controlam o veículo chegar no cliente e assume a direção.


Imagem: Divulgação/Vay



A Vay conseguiu autorização para colocar veículos na rua sem motorista atrás do volante, conduzindo o carro, para seu serviço de aluguel de carro, ao estilo beepbeep, mas ao invés de haver um ponto fixo para pegar e entregar, o veículo vai até o cliente, que quando o acessa, faz a condução. Quando o cliente chega no destino, o teledriver assume o comando e o conduz até o próximo cliente ou a um ponto fixo.

Mas este motorista, chamado de teledriver, esta em uma central em uma espécie de simulador, com volante, pedais, banco, painel, com fone de ouvido e conduzindo o veículo até o seu cliente.


A Vay quem também estar no serviço de táxi sem motorista dentro, e em uma próxima etapa com os veículos sendo dirigidos completamente de forma autônoma, pela inteligência artificial.

Fonte: Olhar Digital



DIVULGAÇÃO AFILIADA: Este vídeo e descrição ou texto, podem conter links de afiliados, o que significa que, se você clicar em um dos links de produtos, receberei uma pequena comissão.

Comentários

Postagens mais visitadas